segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fins de Semana em Guajará

Em todos os finais de semana, o município sempre tem uma atração, para o moradores, e também para as pessoas que o visitam.
Sexta feira tem som auvivo nos restaurantes, onde na maiorias das vezes atrai muitas pessoas, para se divertir.

No Sabado, tem festa nos clubs, com bandas, dj e outros.

E nos Domingos, tem som auvivo na praça de alimentação, com bandas locais, e também festas nos clubs.


E várias pessoas de Cruzeiro do Sul-AC vem visitar o município de Guajará.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Prefeito de Manaus diz para moradora de área de risco “morrer”

-- Então morra, minha filha, morra!
Esta foi a espantosa reação do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), diante de uma moradora de uma área de risco que disse não poder deixar o bairro de Santa Marta, na periferia da capital, por não ter para onde ir.
Um vídeo que circula na internet — enviado à coluna no twitter pelo leitor vitorxandrade — mostra o prefeito — que já foi senador da República e governador do Estado — discutindo nesta segunda-feira com a moradora, em cujo bairro uma mulher e duas crianças morreram soterradas após o desabamento de um barraco, no fim de semana.
O vídeo registra um bate-boca e não é muito fácil distinguir a frase absurda, mas preste atenção, amigo do blog: isso ocorre aos 14 segundos do início.
Amazonino, contudo, foi além da grosseria deplorável. Também manifestou preconceito contra migrantes vindos do vizinho Estado do Pará, que constituem a maioria dos moradores do bairro.
Ele pergunta de onde a moradora veio antes de se fixar na comunidade. Ao escutar que viera do Pará, Sua Excelência conclui, em tom de deboche:
-- Então, pronto. Está explicado.
O Ministério Público bem que poderia examinar a possibilidade de processá-lo por discriminação.



UEA divulga gabarito do 2º dia de provas do Vestibular.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) já divulgou o gabarito do segundo dia de provas do Vestibular da instituição, que ocorreu ontem. Os candidatos podem acessar o gabarito de todas as provas no site da Fundação Vunesp, que organiza o concurso: www.vunesp.com.br. No domingo, dia 20 foi realizada a prova de conhecimentos gerais, com 84 questões, e na segunda-feira, a prova de conhecimentos específicos, com 36 questões e a redação. O Vestibular contou com 39.326 inscritos e foi realizado simultaneamente em todos os 62 municípios do Amazonas.
A abertura do certame foi na Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA, na Avenida Darcy Vargas, 1.200, no domingo, com a presença do reitor José Aldemir de Oliveira, da coordenadora do Vestibular, professora Elisabete Brocki e da coordenação geral da Fundação Vunesp.
O reitor José Aldemir destacou o esforço do Governo do Estado para ofertar o vestibular em todos os 62 municípios do Amazonas. "Mesmo onde não temos a presença física da UEA, estamos realizando concurso neste momento, independente do número de inscritos. É uma Universidade com o olhar no interior. E vamos continuar assim", destacou. Do total das 3.780 vagas ofertadas, cerca de 60% são destinadas a alunos do interior, além de mais 170 vagas para indígenas. Para a realização das provas, a UEA contou com a parceria da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC). Além de quatro Escolas Superiores da UEA, 38 escolas estaduais estão sendo utilizadas na capital. No interior do Estado, são mais 75.

Candidatos em busca do sonho
O candidato Célio Omar Muniz da Costa, 36, é portador de deficiência visual desde o nascimento. Ele prestou vestibular para o curso de Direito, o segundo mais concorrido na UEA, na Escola Superior de Tecnologia (EST). Célio morava em Manacapuru, mas se mudou para Manaus para poder se preparar melhor para as provas. "Eu estudava de três a quatro horas por dia. Se Deus quiser, vou passar". Ele fez o exame em uma sala, acompanhado por um 'ledor habilitado', fiscal da Vunesp.
Alunos de escola pública estadual, Alex Kundera, de 17 anos, e Brenda Hellen, 19, estão disputando uma vaga no curso de Medicina. Amigos, afirmam que abriram mão do lazer para se dedicar aos estudos. "Além da escola, fizemos cursinhos e nos dedicamos para chegar aqui. Vamos fazer uma boa prova", disse ela. Como alunos oriundos de escola pública, eles fazem parte do sistema de cotas da UEA, amparado pela Lei Estadual 2.894/2004, que reserva 80% das vagas do vestibular para candidatos que cursaram o Ensino Médio no Amazonas, sendo 60% dessas vagas são para quem estudou em escola pública.
Antonia Clealda, 19, está tentando uma vaga para Enfermagem. Ela descartou possibilidades de emprego para se dedicar aos estudos. "Batalhei e estudei muito para realizar meu sonho. Quero ser enfermeira. Fui influenciada pela minha família a seguir esta carreira e me sinto preparada para entrar na UEA", disse antes de entrar no local da prova.
FONTE: Governo do Estado do Amazonas.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Governo do Amazonas amplia em 60% investimentos em Educação.

Foto: Chico Batata / AGECOM-AM
Centro Educacional de Tempo Integral Áurea Braga, na Compensa, recém-inaugurado pelo Governo do Estado
O Governo do Amazonas planeja investir cerca de R$ 1,6 bilhão em educação básica, em 2011, conforme a previsão orçamentária. A estimativa de investimento é 60% maior que os gastos no setor em 2010, na ordem de R$ 1 bilhão, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Os investimentos levam em conta um plano audacioso do governador Omar Aziz que estabeleceu como meta de sua administração colocar o Amazonas entre os primeiros colocados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
"Tivemos avanços nos índices de educação nacional nos últimos anos, mas precisamos ir além, porque acredito ser a Educação o único caminho para conseguirmos o desenvolvimento e melhoramos ainda mais a qualidade de vida do povo?, afirmou o governador.
O Ideb é a nota do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb - para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil - para os municípios.
De acordo com o Ideb 2009, divulgado em julho do ano passado, pelo Ministério da Educação (MEC), mesmo não conseguindo atingir o índice proposto na meta nacional, o Amazonas ficou entre os três Estados que mais cresceram no ranking de evolução do Ensino Médio e o 6º no Ensino Fundamental de 5ª à 8ª série. Houve evolução em todos os níveis, como no Ensino Fundamental até a 4ª série, no qual o Estado passou a figurar em 11º lugar no ranking nacional. Além disso, em 2010, o Amazonas ficou entre os Estados que mais avançaram na redução do analfabetismo. A meta dos Objetivos do Milênio, da ONU, que era reduzir, até 2015, para 5% o índice de analfabetos, foi antecipada, segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre 2005 e 2009, a nota do Amazonas no Ideb saltou de 3,1 para 3,9 nas séries iniciais do Ensino Fundamental (até a 4ª série), de 2,7 a 3,5 nas séries finais do Ensino Fundamentais (5ª a 8ª série) e de 2,4 para 3,3 no Ensino Médio. Outros indicadores, segundo o secretário estadual de Educação, Gedeão Amorim, apontam para a melhoria da educação no Amazonas. Em 2010, 55% das vagas no Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foram para alunos da rede estadual. Este ano, subiu para 60%, incluindo vagas para os cursos de Direito e de Medicina, historicamente os mais concorridos.
Segundo Gedeão, um exemplo de que a meta do MEC está ao alcance vem da Escola Estadual Dom Bosco, de Eirunepé, que obteve 8,7 no último Ideb (Ensino Fundamental até a 4ª série), quando a média nacional foi 4,6. Outra que se saiu bem foi a escola São José, de Fonte Boa, com nota 8,4. "Com os investimentos e com o comprometimento dos professores e gestores, saímos das últimas colocações e já estamos bem colocados, atingindo metas que o Ministério da Educação apontava que só seriam alcançadas por nós em 2013", frisou Gedeão Amorim.
Prêmio para incentivar
Como forma de incentivar as escolas a perseguirem as metas do Ideb, o Governo do Estado lançou o Prêmio Escola de Valor, por meio do qual a instituição recebe, no final do ano letivo, um cheque de R$ 30 mil, recurso destinado à Associação de Pais e Mestres. Além disso, todos os funcionários da escola pública estadual que alcançar a média 5,2 recebem o 14º salário e as unidades que atingirem a média 5,7 recebem, também, o 15º. Em 2010, educadores de 56 escolas receberam o 14º salário e os de 25 escolas garantiram, além do 14º, o 15º salário.
Ensino integral é a saída
Durante a abertura do ano letivo na semana passada, o governador Omar Aziz disse que a Escola de Tempo Integral é o modelo almejado por ele para a Educação no Estado. O aluno entra de manhã e só sai no final da tarde, com um conteúdo programático diferenciado, com atividades extraclasse, como aulas de dança, de música, natação, teatro, práticas esportivas, prática de laboratório, entre outros. Além de salas de aula, as escolas possuem piscina semiolímpica, refeitório, cozinha, campo de futebol, quadra poliesportiva, academia de musculação e ginástica, laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca, sala para atendimento odontológico, sala de música, sala de dança, auditório e outros ambientes administrativos.
Há seis unidades no modelo Ceti funcionado na capital. Outras 14 escolas foram adaptadas para oferecerem educação em dois turnos. A proposta do governador Omar é construir 36 Cetis, sendo 20 no interior, e chegar até 2014 com 50 unidades educacionais de tempo integral. Até maio, outros três Cetis entram em funcionamento, dois na capital e um em Parintins. Cerca de 10 mil estudantes estão estudando em dois turnos até o momento.
Além dos Cetis, um outro projeto do Governo do Estado propicia que o aluno passe o dia na escola. É o Jovem Cidadão, que oferece, no contraturno escolar, atividades culturais, esportivas e de qualificação para cerca de 120 mil estudantes na capital e interior. Em 2010, foram inaugurados 11 núcleos multifuncionais do projeto e a meta para ano que vem é construir mais 16 na capital e no interior. Cada núcleo é equipado com quadra poliesportiva, salas climatizadas para a oferta de cursos profissionalizantes, espaço de recreação e salas de informática.

FONTE: http://www.amazonas.am.gov.br

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Governo do Amazonas divulga editais de concurso da PM com 2.473 vagas

Foto: Mário Oliveira / AGECOM-AM
O Governador do Estado, Omar Aziz, anunciou, na manhã desta quarta-feira (2), o lançamento dos editais do concurso da Polícia Militar (PM) do Amazonas para o Curso de Formação da instituição, com 2.473 vagas. São quatro editais para diferentes cargos, que deverão ser publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) que circula nesta quinta-feira (3).
O concurso será realizado pelo Instituto Superior de Administração e Economia da Amazônia (ISAE), que receberá inscrições somente pela internet a partir das 9h desta quinta-feira (3). A taxa é de R$ 50 para as vagas de Praça Combatente (soldado) e de R$ 70 para Oficiais Combatentes, Oficiais de Saúde e Praças Especialistas. As inscrições poderão ser feitas até às 20h do dia 10 de março deste ano. O regime jurídico de trabalho para todas as vagas será o estatutário.
São 2.000 vagas para soldados, com remuneração inicial no valor de R$ 1.104,81 e exigência de Ensino Médio completo. Para essas vagas, as inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico: www.isaeamazonia.org.br/pmam02. O concurso oferece, ainda, 405 vagas para Oficiais Combatentes, com Ensino Médio e Superior e remuneração inicial de R$ 3.274,66. As inscrições para essas vagas devem ser feitas no sitewww.isaeamazonia.org.br/pmam01. Há ainda 29 vagas para Praças Especialistas, com Ensino Médico, remuneração inicial de R$ 1.685,06 e inscrições no site www.isaeamazonia.org.br/pmam03. Outras 39 vagas são destinadas a Oficiais de Saúde, que devem ter curso Superior, com salário inicial de R$ R$ 3.400,60 e inscrições também pela internet: www.isaeamazonia.org.br/pmam04.
Segundo Omar, o concurso vai permitir a ampliação do quadro de segurança e criar condições para a implantação do Programa Ronda do Bairro. “Todo mundo sabe da importância da segurança pública para as nossas famílias e eu estou empenhado pessoalmente nessa questão. Cada vez mais precisamos valorizar o policial civil e militar, melhorando as condições de trabalho, com o aparelhamento das polícias. Estamos lançando um novo concurso para a Polícia Militar, com o qual vamos contratar quase 2,5 mil novos policiais e espero nos próximos meses implantar o Ronda do Bairro”, afirmou o governador.
Confira os editais nos links abaixo:
Oficiais: http://www.4shared.com/document/72otswyD/Concurso_PM_-_Oficiais.html
Soldados: http://www.4shared.com/document/mVkKoLCm/Concurso_PM_-_Soldado.html
Especialistas: http://www.4shared.com/document/Qlfv0341/Concurso_PM_-_Cabos_especialis.html
Oficiais de saúde: http://www.4shared.com/document/SdrqXQhL/Concurso_PM_-_Oficiais_sade.html

FONTE: http://www.amazonas.am.gov.br

Para Omar, escola de tempo integral é o modelo de Educação do futuro no Estado

Foto: Chico Batata / AGECOM-AM
O governador Omar Aziz afirmou nesta quinta-feira, dia 03, que o futuro da Educação no Amazonas é a escola de tempo integral. Foi durante a inauguração do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, evento que abriu, oficialmente, o calendário escolar de 2011 da Rede Estadual de Ensino dos 62 municípios do Amazonas, que contam com 544 escolas, mais de 530 mil estudantes e 27 mil professores.

A escola, localizada na Avenida Brasil, Compensa, zona Oeste, é a sexta neste modelo inaugurada pelo Governo do Estado em menos de um ano. Outras oito foram adaptadas para oferecerem educação em dois turnos. A proposta de Omar é construir 36 Cetis, sendo 20 no interior, e chegar até 2014 com 50 unidades educacionais de tempo integral. Até maio, outros três Cetis entram em funcionamento, dois na capital e um em Parintins.

De acordo com o governador, hoje o modelo integral já é uma realidade para milhares de alunos no Amazonas.  “Onde não tem escola de tempo integral, estamos usando os nossos aparelhos e construindo novos espaços para instalação do projeto Jovem Cidadão, no qual o aluno também estuda em um turno e pratica  atividades culturais, esportivas e de qualificação no horário em que não está na sala de aula, assim afastamos nossos jovens das ruas e do mau caminho”.

Atualmente, mais de 120 mil estudantes da rede estadual de ensino estão inseridos no Jovem Cidadão.  “Estamos dando aos nossos jovens a oportunidade que os pais deles não tiveram. Quanto mais condições nós dermos, mais eles terão oportunidades no futuro”, disse o governador, ao ressaltar exemplos de retorno que indicam avanços na qualidade do ensino. Em 2010, 55% das vagas no PSC da Universidade Federal do Amazonas eram de alunos da rede estadual. Este ano, subiu para 60% e dois alunos conseguiram a média para os cursos de Direito e de Medicina, os mais concorridos da Ufam.

Segundo Omar Aziz, a Educação é o melhor caminho para a redenção de um povo, por isso ele garante que o Estado vai continuar investindo na área acima dos 25% previstos em Lei. Ele reafirmou o compromisso de construir a Cidade Universitária e ampliar a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Disse, ainda, que vai continuar investindo no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas  (Cetam)  para qualificar a mão de obra e adaptar as pessoas às novas tecnologias. Da mesma forma, a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam) vai seguir com o seu propósito fundamental de patrocinar a pesquisa, principalmente para desenvolver o setor primário. “Assim que vamos gerar emprego, renda e oportunidade”.

Modelo de Escola – Instalado na Avenida Brasil, ao lado da sede do Governo do Estado, o Ceti Áurea Pinheiro Braga possui 10 mil metros quadrados e tem capacidade para atender a mil estudantes do Ensino Médio. A inauguração do novo Ceti representa a continuidade de um projeto de infraestrutura iniciado no ano passado com a inauguração de cinco outros Centros Integrados de Educação de Tempo Integral,  que estão em pleno funcionamento nos bairros Cidade Nova (Ceti Marcantônio Vilaça 2), Parque Riachuelo (Ceti Garcitylzo do Lago e Silva), Comunidade Jesus Me Deu (Ceti Dra. Zilda Arns), Novo Israel (Ceti João dos Santos Braga) e Educandos (Ceti Professor Gilberto Mestrinho).

Com um projeto arrojado e sem precedentes no Amazonas, o Governo do Estado investe aproximadamente R$ 8 milhões na construção de cada Ceti. Aliando conforto e modernidade, cada unidade possui estrutura com 24 salas de aulas, piscina semi-olímpica, refeitório, cozinha, campo de futebol, quadra poliesportiva, academia de musculação e ginástica, laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca, sala para atendimento odontológico, sala de música, sala de dança, auditório e ambientes administrativos.

Nos Cetis, os estudantes ingressam às 7h da manhã e permanecem na escola até às 17h, usufruindo de alimentação e acompanhamento pedagógico diferenciado, tendo acesso a atividades esportivas e participando de ações extra-curriculares.
 
Tecnologia de ponta em sala de aula
– Durante a inauguração, o governador Omar Aziz participou de uma aula demonstrativa com a nova tecnologia que vai ser usada em todas as salas do Ceti Áurea Pinheiro Braga, que inaugura um novo conceito de escola no Amazonas. Como projeto-piloto da Seduc, cada uma das 24 salas de aulas da nova escola estará equipada com uma lousa digital que será utilizada por cada professor no desenvolvimento de suas aulas. Por meio desses recursos, os estudantes terão acesso, em tempo real, a conteúdos interativos, portais educacionais e materiais audiovisuais disponibilizados pelos professores, que foram previamente capacitados.

Este recurso, conforme o Departamento de Planejamento da Seduc, soma-se a uma cadeia tecnológica disponibilizado pelo Governo do Estado, que envolve laboratórios de informática e notebooks, que foram repassados a cada um dos 22 mil professores da rede pública estadual.
FONTE: http://www.amazonas.am.gov.br (Governo do Estado do Amazonas)
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