Hoje, dia 04/03/2011, a prefeitura de Guajará, esta organizando campanhas contra a dengue. Fiscais da saúde, estudantes, e até mesmo os moradores estão se mobilizando para combater a dengue, passando nas casas e fazendo vistorias nos locais que o mosquito pode ser encontrado. E também realizando a limpeza, de onde os mosquito pode nascer, como garafas, vasos de plantas e etc.
Como identificar e tratar:
Nas ruas, as larvas estão onde menos se espera: em copos, garrafas e plásticos descartados incorretamente pelas pessoas. De cada 20 pessoas contaminadas pelo vírus da dengue, uma ou duas ficam realmente doentes. Os sintomas levam, em média, uma semana para desaparecer e incluem dor na região frontal da cabeça, atrás dos olhos, no corpo e febre alta. Podem ocorrer, ainda, lesões pelo corpo, em órgãos como intestino, fígado e rins.
A dengue hemorrágica é a mais forte e mais comum quando a pessoa contrai a doença pela segunda vez. Além dos sintomas clássicos, pode haver dor de estômago, boca seca, manchas pelo corpo, sangue nas mucosas, nos olhos, na urina ou nas fezes.
Para o combate, são indicados repelentes com os princípios ativos picaridina ou DET, com concentração acima de 20%. No caso de famílias com crianças abaixo de 2 anos, a concentração ideal é de 10%.
Um comentário:
todos contra a dengue !
Postar um comentário