domingo, 31 de julho de 2011

Escolha Viver Sem Drogas


Causas das DROGAS




Transtorno Psicótico
É um conjunto de fenômenos psicóticos que ocorrem durante ou imediatamente após o uso de substâncias psicoativas e que são caracterizadas por alucinações, ilusões, delírios e/ou idéias de referência, transtornos psicomotores e afeto anormal. O transtorno tipicamente se resolve, pelo menos, parcialmente, dentro de 1 mês e completamente dentro de 6 meses e, é influenciado pelo tipo de substância envolvida e pela personalidade do usuário. Há que considerar sempre a possibilidade de um outro transtorno mental estar sendo agravado ou preciptado pelo uso de substância psicoativa; ex. esquizofrenia, transtorno afetivo, transtorno de personalidade de tipo paranóide ou esquizóide.

Delirium Tremens
É um estado toxicoconfusional breve, mas ocasionalmente com risco de vida, que se acompanha de perturbações somáticas. É usualmente uma consequência de uma abstinência absoluta ou relativa do álcool, em usuários gravemente dependentes com uma longa história de uso. Os sintomas prodrômicos incluem insônia, tremores e medo, podendo haver convulsões. A clássica tríade de sintomas inclui obnubilação da consciência e confusão, alucinações e ilusões vívidas de todo o sensório e tremor marcante, (delírios, agitação, inversão do cilco do sono e hiperatividade autonômica, estão usualmente presentes).

Estado de Abstinência 
É um conjunto de sintomas, de agrupamentos e gravidade variáveis, ocorrendo na ausência relativa ou absoluta de uma substância, após seu uso repetido, prolongado e com altas doses. A abstinência pode ser complicada por convulsões e delirium.

Abuso de Substância 
O abuso de substâncias (álcool e maconha) é um problema comum em pacientes esquizofrênicos, atingindo até 60% destes; piorando com o progredir da doença a interferindo com a aderência do paciente ao tratamento. Uma hipótese importante para explicar comorbidade é que o abuso de substâncias poderia causar ou precipitar a esquizofrenia indivíduos vulneráveis.
Relação temporal entre o início da esquizofrenia e o abuso das substâncias:
27,5% dos pacientes tiveram problemas com drogas mais de um ano antes dos primeiros sintomas da esquizofrenia;
34,6% esquizofrenia e o abuso de substâncias começaram simultaneamente;
37,9% o abuso de substâncias começou após o primeiro sintoma da esquizofrenia.

Gestação
O uso de drogas durante a gravidez tem as seguintes implicações tanto para a mãe como para o feto em desenvolvimento:

A saúde da gestante
As mulheres grávidas com transtorno decorrente do uso de droga apresentam risco elevado para doenças sexualmente transmitidas (como infecção pelo HIV), hepatite, anemia, tuberculose, hipertensão e pré-eclâmpsia.

O curso da gestação
As mulheres grávidas com transtorno decorrente do uso de droga (dependendo do tipo) podem apresentar maior risco para abortos espontâneos, pré-eclâmpsia, placenta prévia e trabalho de parto precoce ou prolongado, além de complicações de outras condições clínicas que podem ser relacionadas ao uso de drogas (como hipertensão em dependentes de cocaína).
Desenvolvimento fetal
Algumas drogas, incluindo os opióides, cocaína e álcool, atravessam a placenta e afetam diretamente o feto. Isso pode ocorrer em qualquer estágio do desenvolvimento, mas é particularmente provável durante o terceiro trimestre, quando o fluxo sangüíneo materno fetal e as taxas de transporte placentário estão aumentadas. A placenta pode deslocar antes, um dos vários fatores causadores do número crescente de partos prematuros.
O feto pode apresentar risco mais elevado que a média para defeitos congênitos, problemas cardiovasculares, comprometimento do desenvolvimento e crescimento, prematuridade, peso baixo ao nascimento e óbito.
Após o parto, o neonato pode apresentar abstinência da droga. que pode ser de difícil reconhecimento, particularmente se o pediatra não conhece o diagnóstico da mãe.

Desenvolvimento da criança
Algumas substâncias (como o álcool) são associadas com efeitos negativos a longo prazo sobre o desenvolvimento físico e cognitivo.

Comportamento como pais
Além do tratamento para o transtorno decorrente do uso de drogas, as mães com esse distúrbio necessitam freqüentemente de educação e treinamento para exercer a maternidade, serviços sociais, aconselhamento nutricional, assistência na obtenção de privilégios de saúde e benefícios e outras intervenções que objetivem reduzir a possibilidade de maltratar ou negligenciar a criança.
(Fonte - NeuroPsicoNews - Sociedade Brasileira de Informações de Patologias Médicas 1999 - nº 13)

Overdose 
Os traficantes da cadeia intermediária costumam dividir a droga pura mesclando-a com outras substâncias para aumentar o volume, diminuindo o seu grau de pureza. Um viciado que tem o mesmo fornecedor costuma injetar as mesmas quantidades de acordo com o potencial já conhecido; ocorrendo a troca do fornecedor, a nova partida poderá conter um grau de pureza consideravelmente superior ao esperado e para o qual o organismo não estava acostumado, ocorrendo aí a chamada overdose.

Fonte: http://www.antidrogas.com.br

Municípios recebem equipamentos para melhorar estrutura de órgãos ambientais


    Vinte e dois municípios do Amazonas receberam nesta quinta-feira (28) equipamentos para incrementar as estruturas dos seus órgãos municipais de meio ambiente. Estes municípios tiveram seus projetos aprovados pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cemaam).
    A entrega aconteceu durante o II Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Amazonas, realizado desde ontem, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente melhor o seu trabalho
    O Cemaam recebeu 40 projetos de 28 municípios do Estado, sendo, 22 direcionados a aquisição de equipamentos e 18 direcionados a capacitação de aproximadamente 360 servidores, com gastos de até R$ 8 mil por projeto de cada segmento, totalizando R$ 320 mil.
    Os recursos são advindos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema) – Resolução/Cemaam 004/2008.
    Os Kits são compostos de notebook, impressora, nobreak, câmera fotográfica digital, GPS, aparelho de FAX e Datashow, entregues a 21 municípios: Apuí, Autazes, Beruri, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Careiro, Careiro da Várzea, Codajás, Envira, Guajará, Humaitá, Itapiranga, Juruá, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Santa Izabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tonantins e Urucurituba. O município de Presidente optou por adquirir uma motocicleta. A primeira-dama Nejmi Aziz anunciou a entrega de mais quatro motocicletas aos municípios.
    Dezoito municípios tiveram os projetos aprovados solicitando capacitações para fortalecer o corpo técnico das secretarias municipais: Envira, Boca do Acre, Canutama, Parintins, Tonantins, São Paulo de Olivença, Maués, Humaitá, Autazes, Apuí, Careiro da Várzea, e Carauari, Iranduba, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Juruá, São Sebastião do Uatumã e Presidente Figueiredo
    Os cursos a serem oferecidos são: Sistema Municipal de Meio Ambiente, Formação de Agentes Ambientais Voluntários, Capacitação Comunitária e Cultivo de Tambaqui em Tanques-Redes.

    sábado, 30 de julho de 2011

    Guajará realiza conferência de Assistência Social



    A II Conferência Municipal de Assistência Social aconteceu nos dias 25 e 26 de julho, no Templo da Igreja Assembléia de Deus, tendo como tema “Os avanços na consolidação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios”.
    O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social.
    A conferência serviu de espaço amplo e democrático para uma discussão articulada e coletiva. Nela governo e sociedade civil, ou seja, a população em geral, debateram e decidiram as prioridades nas políticas públicas para os anos seguintes.
    Na Conferência Municipal, foram eleitos dois delegados que levarão as propostas de Guajará, para debater na conferencia estadual dia 14 de outubro em Manaus. Posteriormente, poderão ser discutidas a nível nacional no período de 7 a 10 de dezembro.
    Marlene Rebouças foi escolhida para representar a gestão municipal e José Augusto Rocha, a sociedade civil.
    Para a secretaria municipal de assistência social, Maria de Paula, a realização da conferência foi importante, pois toda a rede de assistência social teve a oportunidade de avaliar a política de assistência social do município, debatendo os temas com a participação da rede de atendimento e dos usuários.
    Entre as proposta retiradas na II Conferência estão construção de creches, criação e implantação do CRAS, um posto do INSS, criação do centro para jovens, Centro de convivência do idoso, Conselho Tutelar, construção de uma sede própria para a secretaria municipal de assistência, que garanta a acessibilidade a todos os usuários, entre outras.
    Escrito por Adelcimar Carvalho
    Fonte: http://www.tribunadojurua.com.br

    quinta-feira, 21 de julho de 2011

    TJAM realiza concurso exclusivo para comarcas da calha do Juruá no AM


    As inscrições poderão ser efetuadas gratuita e exclusivamente nos Fóruns das Comarcas de Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna e Itamarati, no período de 25 a 29 de Julho de 2011, no horário de expediente das respectivas Comarcas

    Fonte: ACRITICA.COM


    O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) abrirá inscrições no dia 25 de julho (próxima segunda-feira) para o concurso público que vai selecionar servidores para as comarcas de Carauari, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Itamarati e Guajará. Os candidatos aprovados atuarão exclusivamente nas comarcas em que o concurso será realizado.
    As inscrições poderão ser efetuadas gratuita e exclusivamente nos Fóruns das Comarcas de Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna e Itamarati, no período de 25 a 29 de Julho de 2011, no horário de expediente das respectivas Comarcas. A comarca para a qual será feita a inscrição definirá o local de realização da prova/classificação, vedando-se a sua posterior relotação ou remoção para as comarcas fora da 4ª Sub-região do Estado do Amazonas.
    O certame tem por objetivo formar cadastro de reserva para provimento de vagas que forem criadas para o quadro efetivo próprio das comarcas. De acordo com o que dispõem os itens 1.1 e 1.2 do Edital no. 01/2011, o cargo corresponde ao de Assistente Judiciário (nível médio), cujo vencimento básico é de R$ 3.090,37.

    Entrevista com o juiz Flávio Henrique Albuquerque de Freitas


    Juiz vai às salas de aula de escolas de Guajará para mostrar aos  jovens o que é o Poder Judiciário 

    Fonte: ACRITICA.COM


    No ano de 2007, o juiz Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, 31, decidiu sair da construção onde funcionava a Comarca e ir às escolas ouvir estudantes e comunitários de São Paulo de Olivença (a 988 Km de Manaus), na região do Alto Solimões.
    Nada de audiências ou reuniões formais e sim muita conversa aberta a respeito de um poder ainda distante de uma expressiva parcela dos brasileiros, que insiste em manter linguagem inacessível e guetos. A aproximação deu certo e a rotina do juiz mudou completamente. Ele descobriu o quanto havia gente interessada em saber o que, para que serve e como funciona o Poder Judiciário e até mesmo ver, de pertinho, um juiz.
    Em maio do ano passado, Flávio foi designado para comandar a Comarca de Guajará (Município a 1.479 Km da capital amazonense) levou na bagagem a ação desenvolvida em São Paulo de Olivença. Um ano e dois meses depois de ter chegado à cidade, o juiz tornou-se uma espécie de professor voluntário nas escolas estaduais. A disciplina ensinada? Conversas sobre a Justiça e audiências reais.
    E isso é enfadonho? “Não”, afirma o magistrado que define os encontros com os estudantes como “momentos maravilhosos”. As razões motivadoras desse trabalho podem ser resumidas num ponto de vista repetido por Flávio: “magistrado é um servidor público como qualquer outro e deve ser próximo da sociedade na qual vive e julga. Esse é um aprendizado diário feito com a comunidade”. A seguir trechos da entrevista concedida, eletronicamente, por Flávio ao jornal A CRÍTICA.
    O que motivou o senhor a ir às escolas?
    Primeiro, entendo ser importante a sociedade saber que o magistrado não é um ser inacessível. Ele é um servidor público como qualquer outro, detentor, todavia, de algumas garantias relativas à sua função. Mas, o magistrado deve ser próximo, não distante da sociedade na qual vive e julga. Não se pode julgar o que se desconhece. E o conhecimento não é só o da lei. Esse se aprende na faculdade.
    O conhecimento da vida social é o aprendizado diário com a comunidade. Esse trabalho tem o respaldo do desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, o qual é o responsável pelo cumprimento da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa meta tem por finalidade o esclarecimento das funções da Justiça para a sociedade.
    Quantas escolas já foram envolvidas nessa ação?
    Guajará é desprovido de posses materiais, ou seja, é pobre. Assim, não há escolas particulares. Todas são públicas e é nelas que focamos nossa atuação. O trabalho de aproximação foi iniciado nas escolas estaduais. Num segundo momento, com a ajuda de uma assistente social, vamos trabalhar com os alunos das escolas municipais.
    Quais são as perguntas mais frequentes feitas pelos estudantes?
    Os encontros são momentos maravilhosos, não só por parte dos alunos, mas dos próprios professores. Eles relatam que nunca imaginaram um juiz integrando a equipe da escola. Todavia, faço questão de deixar claro que não é o juiz, mas sim a Justiça. Quanto às perguntas, são várias. Estou catalogando todas elas. Antes de ir à escola envio um questionário prévio que os alunos respondem e, a partir dele, são selecionados os assuntos a serem abordados em sala de aula.
    Pode citar uma dessas questões?
    Posso relatar uma pergunta feita por um aluno do 9º ano de uma das escolas estaduais do nosso município (Guajará).
    Foi um questionamento com uma carga filosófica sem precedente, principalmente por vir de um garoto de 11 anos. Estávamos discutindo sobre as formas de julgamento. Dai, iniciou-se um assunto sobre julgar, papel de Deus e erro de julgamento.
    Pois bem, depois de tudo, o aluno me fez a seguinte perguntar: ‘Dr. o senhor não tem mede de errar num julgamento, condenando um inocente e, por isso ser castigado por Deus, e ir para o inferno?’ Veja que pergunta com uma carga filosófica incomensurável. Foi preciso clarificar para os garotos a diferença entre o papel de Deus e o do juiz (mas, isso é difícil, dependendo da visão ideológica de cada um).
    Quais são os eixos principais do seu trabalho nas escolas?
    Tem duas vertentes. A primeira delas são as palestras (ou grandes diálogos) ministradas nas salas de aulas, onde tratamos de assuntos ligados à vida geral dos alunos, bem como esclarecemos o papel da Justiça; a segunda, são as audiências dos processos que também são realizadas nas salas de aulas, momento em que os alunos podem ver juiz, promotor e advogado exercendo uma de suas funções típicas.
    O senhor vai levar a experiência para as escolas do interior do município?
    O deslocamento para o interior era feito com bastante frequência na Comarca de São Paulo de Olivença. Em Guajará, até a presente data, não tivemos a oportunidade de promover o deslocamento da Justiça à zona rural do Município.
    Mas, assim que for viável, será feito com certo planejamento, em face da dificuldade logística de deslocamento, por falta de estradas e de meios de transporte. Nosso desejo é levar cada vez mais a Justiça às salas de aulas para  aproximar os alunos do Judiciário e quebrar a visão de distanciamento da Justiça com a sociedade.

    Municípios da calha do Juruá e Solimões vão receber serviços de ação social e odontológicas


    Com todas as unidades do PAI viajando ao mesmo tempo, a Seas espera executar um total de 500 mil atendimentos, contemplando ao menos 160 mil pessoas em 23 cidades

    Fonte:   ACRITICA.COM

    O barco Zona Franca Verde, integrante do programa Pronto Atendimento Itinerante (PAI) do Governo Estadual, iniciará uma viagem de seis meses aos municípios das calhas do Japurá e do Médio Solimões a partir do dia 22 de junho, facilitando o acesso a serviços nas áreas de saúde,
    previdência e bancários, além de emissão de documentação básica.
    Paralelamente, os barcos Puxirum I e II seguem com as missões nas calhas do Juruá e do Purus, já tendo ultrapassado a marca de 70 mil atendimentos realizados desde abril.

    Este ano, pela primeira vez desde 2003, as três embarcações do programa estadual navegarão simultaneamente pelo interior.  
    Segundo o gerente de Cidadania da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), que coordena o programa, Eduardo Lucas da Silva, as consultas médicas e odontológicas são os principais serviços oferecidos.

    As embarcações, destaca o gerente, são dotadas de equipes multiprofissionais – com clínico geral, odontologista, oftalmologista, ortopedista e enfermeiro –, que realizam, em média, 60 consultas diárias.
    Com todas as unidades do PAI viajando ao mesmo tempo, a Seas espera executar um total de 500 mil atendimentos, contemplando ao menos 160 mil pessoas em 23 cidades
    Balanço
    Desde o fim de abril, os barcos Puxirum I e II cumprem a missão de percorrer 50 localidades de 13 municípios do Amazonas.
    Segundo assessoria de comunicação da Seas já fram realizados mais de 70 mil atendimentos, que beneficiaram cerca de 23 mil pessoas até o momento. Ambas as embarcações tiveram intervenções reestruturais nos espaços internos e ganharam novos
    equipamentos.

    A programação de 2011 começou pela Calha do Juruá, onde Envira, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Carauari estão em situação de emergência, segundo informações da Defesa Civil do Estado. As atividades nessa região têm previsão de término para o fim de julho, enquanto na calha do Purus, a agenda deve encerrar no mês seguinte.

    A novidade, este ano, foi a inclusão de agências do Banco do Brasil no projeto social. A intenção é proporcionar maior conforto e facilitar o acesso onde não há esse tipo de atendimento, o que eliminou a necessidade de deslocamento de cidadãos para as sedes municipais ou a capital amazonense.

    No banco fluvial são oferecidos serviços de recebimento de guias de convênios; títulos compensáveis; tributos municipais, estaduais e federais; pagamento de benefícios sociais e do INSS; saldo e saque em conta corrente; poupança e Poupex e encaminhamento de propostas de contas correntes, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos.

     Desde a implantação do projeto social, que tem parcerias de 12 órgãos estaduais e federais, o PAI contabiliza mais de 2,1 milhões de atendimentos, contemplando mais de 600 mil amazonenses, em 269 comunidades de 57 municípios. A meta do Governo Estadual, de acordo com a Seas, é alcançar os 61 municípios nos próximos anos.

    segunda-feira, 18 de julho de 2011

    Prefeitura de Guajará leva ações a comunidades rurais.

    A maior parte da população carente do município está nas comnidades rurais. Administração Municipal quer ajudar os mais necessitados.

    O prefeito de Guajará Hélio de Paula determinou a sua equipe de trabalho, que as ações da administração sejam levadas a comunidades e bairros mais distantes. No domingo, 3 de julho, foi realizada uma ação conjunta das secretarias de Cultura, Esporte e Saúde no Bairro da Floresta, onde no domingo aconteceu o encerramento do novenário em honra à padroeira.
    Durante todo o dia, moradores da localidade e visitantes tiveram acesso a diversas atividades organizadas na área de esporte. Destaque para os torneiros de sinuca, dominó, baralho, dama, voleibol, futebol, ping-pong e Pau de Sebo. Centenas de pessoas participaram das atividades.
    Ao mesmo tempo em que aconteciam os torneios, uma equipe da Secretaria de Saúde realizava trabalhos preventivos e ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
    O ônibus equipado com consultório médico e odontológico ficou todo o dia na comunidade, onde a população teve acesso a exames rápidos de HIV, Glicemia, Diabetes e aferimento de pressão arterial.
    Segundo o prefeito Hélio, a partir deste mês, este tipo de ação acontecerá em outras comunidades, aproveitando especialmente as festividades religiosas e culturais, onde sempre há uma maior concentração de pessoas.
    Ele já determinou que a comunidade do gama fosse a próxima a ser contemplada com os atendimentos ainda este mês.

    Guajará elege sua Miss 2011
    A escolha da Miss Guajará 2011, aconteceu na noite do dia, 02 de julho, no Ginásio de Esportes Manoel Aquino. Seis candidatas concorreram ao título de mais bela moça da cidade.
    Centenas de pessoas prestigiaram a disputa que foi vencida por Gislaine Martins.
    Clara Melo, foi eleita a garota simpatia, enquanto que Carla Camurça foi escolhida como princesa.
    A bela Gislaine será a representante da cidade na disputa da Miss Amazonas 2011 em Manaus.
    O Prefeito Hélio de Paula acompanhada da primeira Dama Maria do Nascimento, acompanharam a escolha e entregaram a premiação das vencedoras, que foi patrocinada pela Prefeitura.
    O prefeito disse que a escolha foi justa e que a administração municipal sempre vai apoiar este tipo de evento, pois eleva o astral da comunidade. Ele também já anunciou que sua administração dará total apoio para que a representante da cidade possa chegar a Manaus e representar a cidade com brilho e elegância.

    Escrito por Adelcimar Carvalho
    Fonte: http://www.tribunadojurua.com.br
    Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

     
    Powered by Blogger | Printable Coupons