quinta-feira, 21 de julho de 2011

Municípios da calha do Juruá e Solimões vão receber serviços de ação social e odontológicas


Com todas as unidades do PAI viajando ao mesmo tempo, a Seas espera executar um total de 500 mil atendimentos, contemplando ao menos 160 mil pessoas em 23 cidades

Fonte:   ACRITICA.COM

O barco Zona Franca Verde, integrante do programa Pronto Atendimento Itinerante (PAI) do Governo Estadual, iniciará uma viagem de seis meses aos municípios das calhas do Japurá e do Médio Solimões a partir do dia 22 de junho, facilitando o acesso a serviços nas áreas de saúde,
previdência e bancários, além de emissão de documentação básica.
Paralelamente, os barcos Puxirum I e II seguem com as missões nas calhas do Juruá e do Purus, já tendo ultrapassado a marca de 70 mil atendimentos realizados desde abril.

Este ano, pela primeira vez desde 2003, as três embarcações do programa estadual navegarão simultaneamente pelo interior.  
Segundo o gerente de Cidadania da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), que coordena o programa, Eduardo Lucas da Silva, as consultas médicas e odontológicas são os principais serviços oferecidos.

As embarcações, destaca o gerente, são dotadas de equipes multiprofissionais – com clínico geral, odontologista, oftalmologista, ortopedista e enfermeiro –, que realizam, em média, 60 consultas diárias.
Com todas as unidades do PAI viajando ao mesmo tempo, a Seas espera executar um total de 500 mil atendimentos, contemplando ao menos 160 mil pessoas em 23 cidades
Balanço
Desde o fim de abril, os barcos Puxirum I e II cumprem a missão de percorrer 50 localidades de 13 municípios do Amazonas.
Segundo assessoria de comunicação da Seas já fram realizados mais de 70 mil atendimentos, que beneficiaram cerca de 23 mil pessoas até o momento. Ambas as embarcações tiveram intervenções reestruturais nos espaços internos e ganharam novos
equipamentos.

A programação de 2011 começou pela Calha do Juruá, onde Envira, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Itamarati e Carauari estão em situação de emergência, segundo informações da Defesa Civil do Estado. As atividades nessa região têm previsão de término para o fim de julho, enquanto na calha do Purus, a agenda deve encerrar no mês seguinte.

A novidade, este ano, foi a inclusão de agências do Banco do Brasil no projeto social. A intenção é proporcionar maior conforto e facilitar o acesso onde não há esse tipo de atendimento, o que eliminou a necessidade de deslocamento de cidadãos para as sedes municipais ou a capital amazonense.

No banco fluvial são oferecidos serviços de recebimento de guias de convênios; títulos compensáveis; tributos municipais, estaduais e federais; pagamento de benefícios sociais e do INSS; saldo e saque em conta corrente; poupança e Poupex e encaminhamento de propostas de contas correntes, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos.

 Desde a implantação do projeto social, que tem parcerias de 12 órgãos estaduais e federais, o PAI contabiliza mais de 2,1 milhões de atendimentos, contemplando mais de 600 mil amazonenses, em 269 comunidades de 57 municípios. A meta do Governo Estadual, de acordo com a Seas, é alcançar os 61 municípios nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons