sábado, 3 de dezembro de 2011

Governador Omar Aziz participa de entrega de 16 automóveis para combate à malária no Amazonas


O governador do Amazonas, Omar Aziz, participa, nesta quarta-feira, às 11h, da entrega de 16 automóveis que serão usados no combate à malária em municípios do Amazonas, na Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), avenida Pedro Teixeira, 25, Dom Pedro, zona centro-oeste. Os carros foram obtidos por meio do projeto “Expansão do Acesso às Medidas de Prevenção e Controle da Malária para Populações Vulneráveis da Amazônia Brasileiro”, que é coordenado pela FMT-HVD e patrocinado pelo Fundo Global.
 O Fundo Global é uma parceria público-privada dedicada a captar e desembolsar recursos para a prevenção e tratamento do HIV/AIDS, tuberculose e malária. No Amazonas, tem suas ações coordenadas pela FMT-HDV. Também participam da solenidade de entrega dos automóveis aos representantes das 16 prefeituras municipais beneficiadas, o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, e secretários municipais de saúde.
  Os veículos serão entregues aos municípios de Iranduba, Manacapuru, Manaus, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Lábrea, Autazes, Careiro, Coari, Novo Aripuanã, Borba, Atalaia do Norte, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Guajará.
 As ações de combate à malária patrocinadas pelo Fundo Global são executadas pela FMT-HDV, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e prefeituras, informou a diretora presidente da FMT-HDV, Graça Alecrim. Segundo ela, no evento, os secretários municipais de saúde assinarão o termo de cessão, que estabelece o uso dos veículos no controle da endemia. “Os automóveis serão particularmente importantes para otimizar ações que já estão sendo realizadas pelo projeto, como a distribuição de testes rápidos nos municípios e de mosquiteiros impregnados com o veneno que mata o mosquito transmissor da malária”, ressaltou Graça Alecrim.
 Segundo a diretora, nos 19 municípios amazonenses contemplados pelo projeto, já foram entregues mais de 20 mil mosquiteiros impregnados, do total de 476 mil unidades, que deverão chegar às áreas de maior infestação pelo mosquito transmissor da doença. “Também já demos início à distribuição de 200 mil testes rápidos para as secretarias municipais, que deverão utilizar este recurso em áreas de difícil acesso”, reforça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons