quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

CPRM confirma subida acima do normal do nível do rio Juruá (AM)

Monitoramento semanal atesta que alguns rios da bacia amazônico já estão em período de enchente.



Cena registrada em 2009, da cheia no rio Juruá, no município de Eirunepé
Cena registrada em 2009, da cheia no rio Juruá, no município de Eirunepé(Arquivo/ A Crítica)
Boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgado nesta sexta-feira (30) atesta a subida acima do normal para o período da bacia do rio Juruá, afluente do Solimões, no Amazonas.
Segundo o boletim, as estações de montante estão com níveis elevados para o período. Em Eirunepé, o nível atual está 2,14 metros acima do registrado no mesmo dia do ano da maior cheia na estação.
A bacia do rio Javari, afluente do Alto Solimões, é outro destaque. O rio está em processo de enchente, registrando o nível atual em 1,08 acima do valor registrado no mesmo dia data do ano da maior cheia na estação.
Já as bacias do Solimões, do Madeira e do Purus estão em processo de enchente. Os rios Negro, em Manaus, e o Amazonas estão em nível normal para o período. A bacia do Japurá em está nível elevado para o processo de vazante.
Nesta quinta-feira (29), a Defesa Civil do Estado já havia informado que iniciou um monitoramento especial da calha do rio Juruá, cujo pico da cheia ocorre entre fevereiro e março.
Segundo o subsecretário adjunto, Hermógenes Rebelo, há preocupação com o volume de chuvas acima da média registrada neste mês em municípios banhados pelo Juruá, como Eirunepé e Guajará. "Temos previsão de muita chuva naquela área, influenciada pelo La Niña", disse Rebelo.

Via A Critica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons