segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
No Amazonas, obras para a Copa estarão na vitrine
Local: São Paulo - SP
Fonte: Valor Econômico
Link: http://www.valoronline.com.br/
Cristiane Agostine
Único governador eleito de um partido pequeno, Omar Aziz, do PMN, assumiu o governo do Amazonas sob forte influência do antecessor, Eduardo Braga (PMDB). Aziz foi reeleito com 63,78% dos votos e o bom andamento de sua gestão deverá ajudar Braga em eventual candidatura à Prefeitura de Manaus, em 2012. O pemedebista foi eleito para o Senado, mas aliados políticos já começam a articular o "retorno" do ex-governador à política local. Aziz assumiu o governo com a saída de Braga para disputar o Senado. O ex-governador indicou José Melo, seu aliado, como vice, para reforçar o controle sobre a nova administração.
As obras voltadas para a Copa de 2014 estarão na vitrine da gestão do novo governador e devem beneficiar a candidatura do grupo político de Aziz e de Braga em 2012. Entre os projetos estão um monotrilho, em processo de licitação, a construção da Arena da Amazônia, já em andamento, e a construção de novas vias para melhorar o fluxo de veículos na capital amazonense. O governo estadual também prevê ampliar o investimento na qualificação profissional e concluir o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus. O governo criou uma estrutura administrativa só para cuidar dessas obras, a Unidade Gestora da Copa de 2014.
Mesmo antes de começar o mandato, Aziz já começou a fazer modificações no governo. O governador reeleito conseguiu fazer com que a Assembleia Legislativa aprovasse projetos de lei que alteram a estrutura do governo e criam mais cargos comissionados e secretarias. Entre eles estão a criação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de agências de desenvolvimento cultural e de desenvolvimento econômico e social. O governador sinalizou mudanças na política social do Estado, ao extinguir o Conselho de Desenvolvimento Humano, que foi dirigido pela ex-primeira-dama do Estado Sandra Braga. Com ampla maioria no Legislativo, Aziz aprovou os projetos sem dificuldade.
No Congresso, o governador também encontra aliados. No Senado, além de Braga, foi eleita Vanessa Grazziotin (PCdoB), do mesmo grupo político.
Ontem, o governador anunciou que não deverá fazer grandes alterações no secretariado. As mudanças serão na Secretaria de Governo, onde George Tasso assume. Ele já compunha o governo. Na Segurança Pública também deverá haver alteração, a pedido do atual secretário, Geraldo Scarpellini Vieira. Ele deve ficar até o fim de janeiro, a pedido do governador.
Aziz foi vereador em Manaus e deputado estadual do Amazonas na década de 1990. Em 1996 foi eleito vice-prefeito de Manaus na chapa com Alfredo Nascimento. Em 2000, reelegeu-se vice-prefeito, novamente com Nascimento. Em maio de 2002, deixou o cargo para concorrer ao governo do Amazonas, junto com Eduardo Braga como governador. Em 2006, reelegeu-se com Braga e licenciou-se dois anos depois para se candidatar a prefeito de Manaus. Ficou em terceiro lugar. Agora, para chegar ao governo do Estado, derrotou Nascimento , seu ex-aliado e companheiro de chapa.
Marcadores:
noticias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário