quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Plano Nacional prevê novas 20 redes de fibra ótica no Amazonas até 2014



Ministro afirma durante audiência realizada em Brasília que o acesso a internet de pelo menos 1mega, por R$35, deve chegar a todos os municípios do Brasil. A inclusão da região Norte no projeto foi solicitada pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM)


    A Fibra ótica é o caminho mais seguro para uma internet rápida
    A Fibra ótica é o caminho mais seguro para uma internet rápida (Divulgação)
    A região Norte foi incluída no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). A inclusão foi proposta pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), presidida pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Uma audiência foi realizada na manhã desta quarta-feira (30) para debater o assunto.   
    O evento aconteceu no Senado Federal, em Brasília, e contou com a presença do ministro das comunicações Paulo Bernardo.
    O aumento da oferta de internet para as regiões mais isoladas da Amazônia esteve em pauta.  
    Segundo a assessoria do senador, durante a audiência, se noticiou que a meta do governo é que a banda larga, com pelo menos 1mega chegue a todos os municípios do Brasil.
    “Há pouco, enquanto debatemos a ampliação da internet nesta Comissão, recebi mensagem de um internauta da comunidade de Matupi, próximo ao município de Manacapuru, informando que naquela região se paga cerca de R$ 900 por 600 kilobytes apenas. Isso demonstra a discrepância da oferta e preço da Internet na Amazônia em relação às outras regiões”, disse o senador.
    NúmerosCom a implantação do plano, cerca de 40 milhões de domicílios das zonas urbanas e pelo menos 1% das localidades das zonas rurais devem passar a acessar a rede.
     Até o final deste ano, a estimativa é que 14.500  km de redes sejam estaladas. Até 2014, a meta é instalar 31mil km de fibra ótica em todo o país.
    Para que os objetivos expostos nessa conferencia sejam alcançados o ministro anunciou que as empresas que investirem na ampliação do acesso a internet ganharão incentivos fiscais.    
    O Amazonas já possui duas redes de fibra ótica  e, segundo o plano, deve ampliar a cobertura para 20 redes em 4 anos.  
    Implantação 
    Durante a audiência o senador também cobrou a instalação de uma delegacia regional do Ministério das Comunicações da Amazônia Ocidental, com sede em Manaus, para acompanhar a implantação das ações do Plano Nacional de Banda Larga na região Norte.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

     
    Powered by Blogger | Printable Coupons