sexta-feira, 4 de maio de 2012

SSP realiza segundo simulado operacional para Copa do Mundo de 2014


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizou, nesta quinta-feira, dia 26 de abril, a segunda etapa do treinamento simulado de segurança com foco na Copa do Mundo de 2014. O saldo da operação foi positivo, conforme explica o coordenador da Comissão Temporária de Segurança para Grandes Eventos, coronel Dan Câmara.
“Essas duas experiências que já tivemos foram muito valiosas e nos permitiram identificar algumas coisas que precisaremos fazer, do ponto de vista operacional”, disse Câmara, referindo-se à necessidade de instalação de heliportos na região portuária do Centro e na zona leste, que facilitarão o deslocamento das equipes de atendimento emergencial.
“No caso dos heliportos, nós vamos começar as conversas nesse sentido para definir essas áreas”, afirmou Câmara. Ele adiantou que o planejamento para a Copa do Mundo também está contemplando a aquisição de equipamentos e armas especiais para atender ocorrências como atentados terroristas com artefatos explosivos. O kit padrão utilizado nesses casos é composto por equipamentos de raio-X, trajes de desfragmentação (usados por policiais) e um robô para desmanche de bombas.
“Há negociação com o Governo Federal para adquirirmos um kit completo para atender esses tipos de ocorrência e o Governo do Estadual também está avaliando. Já possuímos homens qualificados para trabalhar com esse tipo de situação e temos o raio-X. Também temos equipamentos como o canhão desruptor (emite jatos de água que desmancham o artefato). Até aqui, essa estrutura é eficiente para atender ocorrências com bombas, mas estamos falando de um evento de grande porte”, frisou.
Novos simulados – O novo treinamento simulado de segurança preparatório para a Copa do Mundo ocorrerá no mês de maio, com a coordenação do Corpo de Bombeiros, e em junho, durante o Festival Folclórico de Parintins, com o envolvimento de órgãos de segurança estaduais e federais.
Simulação – Sob a liderança da Polícia Civil, o segundo simulado avaliou a resposta das forças de segurança pública para ocorrências com grande aglomeração de pessoas. A ocorrência foi desencadeada no Porto Privatizado de Manaus com uma briga dentro de um barco de recreio, resultando em dois feridos e dois mortos por arma de fogo. As vítimas foram removidas por ambulâncias do Samu e pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar para os hospitais João Lucio e 28 de Agosto.
Simultaneamente, um evento esportivo estava sendo realizado na Arena Amadeu Teixeira, para onde o suspeito teria fugido. As informações são obtidas pela Policia Civil com apoio das câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e do Porto Privatizado. Horas depois o acusado é preso por suspeita de homicídio.
Fotos: Roberto Carlos/Agecom
Agência de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons